4 de jan. de 2010

Geoglifos

   Geoglifos são desenhos geométricos de linhas, quadrados, círculos, octógonos, hexágonos, zoomorfos (animais) ou antropomorfos (formas humanas), de grandes dimensões, feitas sobre o solo, que podem ser observados do alto, do chão é praticamente impossivel de observalos por completo, ou com clareza.
   Essas figuras podem ser desenhadas por rochas de coloração diferente do solo ao seu redor ou por escavações fazendo desnível no solo.
   Podem ser encontrados em várias partes do mundo. Os mais conhecidos e estudados estão na América do Sul, principalmente na região andina do Chile, Peru e Bolívia.
   Há alguns anos geoglifos também foram encontrados na região amazônica brasileira. Mais precisamente no Estado do Acre. Foram percebidos em 1977, mas com o aumento dos vôos comerciais, e com a chegada de ferramentas como o Google Earth, muitos outros geoglifos puderam ser descobertos.


Abaixo podemos ver dois geoglifos dos mais de 100 encontrados nos Acre:




 

E aqui podemos ver um dos geoglifos encontrado en Nasca no Peru:





Um comentário:

  1. É triste ver como os indígenas brasileiros eram bem mais atrasados em relação aos nossos visinhos, mais essas descobertas podem provar que os indios brasileiros não eram tão atrazados tecnologicamente quanto se pensava e também que eles desemvolveram um eficiente sistema de agropecoaria ou estrativismo para sustentar tanta gente.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós! Obrigado!