5 de jan. de 2012

Rede de celulares GSM está em risco


Segundo o chefe do Laboratório Alemão de Pesquisas e Segurança, Karsten Nohl, a rede de comunicações móveis GSM apresenta uma falha de segurança que poderá afetar milhões de celulares em todo o mundo.
Trata-se de uma falha que permite que sejam feitas escutas nas ligações de usuários, bem como leitura de suas mensagens SMS, bastando para isso apenas ter em mãos um celular simples, com uma firmware alterada, um computador e alguns softwares de código aberto.
Para criar o aparelho de escuta de rede, os pesquisadores substituíram o firmware de um simples telefone GSM Motorola, o que lhes permitiu ter acesso aos dados brutos recebidos da rede celular. Por meio de uma conexão USB conseguiram com que essas informações fossem enviadas em tempo real para um computador.
Tudo o que restou foi descriptografar as informações. Não é um problema de fácil solução, mas possível graças a informações obtides pela troca de dados do telefone com a operadora.

Para quem quiser mais detalhes técnicos sobre a falha, basta ler este PDF que explica tudo detalhadamente (em inglês).

2 comentários:

  1. Mas um fato para provar q hj em dia ninguem tem mais privacidade e esta livre de ter sua vida exposta a todos!!! lamentavel

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós! Obrigado!