22 de dez. de 2013

Qual a cor do solo lunar?

Como todos sabem (ou quase todos), a alguns dias, a China se tornou o terceiro país a realizar um pouso suave na Lua, com a sonda Chang'e-3.

A CCTV, rede nacional de televisão chinesa, transmitiu o pouso ao vivo, usando imagens de animação que ilustravam os status da missão comunicado pela sonda via rádio. Quando a Chang'e-3 alunissou, transmitiu logo em seguida uma fotografia dos pés da sonda apoiados no solo lunar.
Alguns minutos após o pouso, a sonda já desdobrou seus painéis de energia solar, afirmou a CCTV. A

Primeira imagem da superfície da Lua obtida pela câmera de bordo da sonda chinesa Chang'e-3, logo após o pouso



Chang'e-3 leva consigo o jipe robótico Yutu, que vai pesquisar o solo do satélite natural da Terra. O pouso foi feito na região de Sinus Iridum, uma planície basáltica a noroeste do Mare Imbrium, região próxima ao pouso da missão tripulada americana Apolo-15.

A missão chinesa foi o primeiro pouso lunar suave desde 1976, quando a sonda soviética Luna-24 fez recolhimento automático de amostras. Depois disso, o único "pouso" de sucesso foi na verdade de uma sonda colocada propositalmente em rota de colisão com a Lua, a LCross, em 2009.

Agora vem a parte estranha.
Reparem na cor do solo lunar nas fotos enviadas pelo jipe e também pela sonda.



Como podem ver, é bem diferente das imagens que estamos acostumados a ver nas fotos da NASA. Só que o pior de tudo é que, se você prestar atenção nesta foto da NASA abaixo, vai ver que, apesar do solo ser cinza, no reflexo do capacete do astronauta, ela é vermelha (marrom?) também.


Estão mais uma vez nos escondendo algo? Qual o motivo da NASA não ter mostrado o solo na sua cor real? Ou é a China que está mentindo? É no minimo BEM estranho!

Editado dia 24/12
Conforme um leitor anonimo comentou, o reflexo no capacete do astronauta da NASA está vermelho (marrom) graças ao isolamento ultravioleta. Ainda falta explicação para as fotos da sonda o de jipe, já que ambos tem câmeras de ultima geração.

9 comentários:

  1. Olhe a primeira imagem da sonda chinesa enquanto desce. Que cor você vê? Acinzentado. A mesma cor das missões Apolo (como a última imagem mostra)! Agora dizer que a sonda chinesa mostrou um solo lunar diferente por causa de algumas imagens em que o nível de branco está incorreto, faça o favor né?
    Outra coisa: o capacete do astronauta tem uma superfície espelhada (dourada) e é natural que a reflexão ali será da mesma cor!

    Agora vem você questionar a cor do solo lunar sem ao menos pesquisar! Sabe o que você consegue com isso? Só alimentar um círculo vicioso de teorias conspiratórias sem sentido.

    (Ah sim, daqui a pouco vai questionar a ausência de estrelas na foto da NASA... Sem saber que qualquer câmera para tirar foto em um ambiente muito iluminado (solo lunar refletindo a luz do Sol) tem de diminuir o tempo de exposição para conseguir que o objeto a ser fotografado seja visível. Com o custo de que as estrelas não apareçam. Se quiser ver estrelas em uma foto, terá de aumentar o tempo de exposição para dezenas de segundos, mas aí o solo e o astronauta ficarão indistinguíveis pelo excesso de luz no filme fotográfico...)

    Mais responsabilidade com o que escreve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou completamente contra qualquer teoria da conspiração sem sentido, e em nenhum momento questionei a falta de estrelas.
      Sobre a cor do reflexo no capacete admito que esqueci do isolamento ultra violeta, e quando vi a foto nem pensei nisso e me pareceu plausível. Porém ainda assim a foto da sona chinesa pousando está em preto e branco se não estou errado, e a foto no solo ainda me parece estranha. Pra vc também não parece vermelha demais?

      Excluir
  2. 1972 podia ter problema de RGB nas fotos, hj, nem a pau! tem caroço nesse angu

    ResponderExcluir
  3. daqui a pouco vão dizer que SÃO JORGE mora na lua ....SALVE JORGE..

    ResponderExcluir
  4. é que os ETS estão fazendo uma reforminha na lua e pintando ela... haihauihauihauihiuahiuhuiahuia quero ver mais fotos ai penso no que poderia ser!!!!

    ResponderExcluir
  5. APONTE A LUNETA PRA LUA E VEJA SE O SOLO E VERMELHO.... .!!!!

    ResponderExcluir
  6. vcs estão por fora.... a lua é Flicts galera u.u

    ResponderExcluir
  7. Desculpem me mas a lua é enorme. só pra comparar Aqui no Paraná a terra é vermelha. Alguns quilômetros adiante é preta. Pra mim não é de se estranhar regiões da lua serem de cores diferentes. daqui Conseguimos ver manchas na lua.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia pessoal, eu sou astronomo amador, ja observei a lua muiiiiiitas vezes, e confesso a voces que jamais em nenhuma das minhas observações a lua apareceu com uma cor diferente que não fosse a cor prateada, então prefiro confiar nas lentes de meu telescopio e nas lentes de meus olhos.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós! Obrigado!