9 de abr. de 2011

Ação de caçadores no Parque Nacional do Iguaçu

O Parque Nacional do Iguaçu, no Estado do Paraná, é uma Unidade de Conservação brasileira. Está localizado na região Extremo Oeste Paranaense, a 17 km do centro da cidade de Foz do Iguaçu. O Parque Nacional tem uma área total de 185.262,20 hectares, e nele se encontra um dos mais espetaculares conjuntos de cataratas da Terra, as Cataratas do Iguaçu. É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Também é um dos poucos locais de conservação da Mata Atlântica que antes cobria mais de 1,3 milhão de km² distribuída ao longo de 17. O que restou encontra-se, atualmente, em pequenas áreas isoladas, dentre elas as chamadas Unidades de Conservação. Até a década de 1950, a região oeste paranaense mantinha-se bem preservado ambientalmente, a partir daí, o processo mais intenso de devastação foi isolando o Parque Nacional do Iguaçu. Em 1980, este já estava praticamente isolado, em situação similar ocorrida à região da Serra do Mar, no litoral paranaense. (Fonte: Fundação SOS Mata Atlântica)

Palmito Juçara
O que muita gente Brasil afora não sabe, é que dentro do parque existem muitos caçadores que chegam a ficar lá por semanas, extraindo o palmito juçara, pescando e até mesmo caçando animais como o cervo e a paca para vender a carna. Existem até mesmo histórias sobre abate de animais pelos proprios guardas florestais que deveriam proteger o parque.

E agora com o Google Earth podemos observar com clareza uma das ações dessas pessoas. Dentro do parque existe um açude conhecido como lagoa do jacaré, é um antigo açude que pertencia a uma fazenda, mas ficou abandonado com a criação do Parque Nacional, neste açude existia, segundo caçadores e antigos moradores da região, uma grande quantidade de trairas (um peixe), e como podemos ver nas fotos, o açude misteriosamente perdeu mais da metade do seu volume. Caçadores foram ao local e estouraram a saida de água do açude para poder capturar as trairas para venda. Veja a diferença pelas fotos do Google Earth. A primeira é de 2003, depois em 2006 e por fim 2010.

2003



2006

Como ficou em 2010 após ação de caçadores

Veja abaixo alguns animais nativos do parque que são muito visado pelos caçadores.

Paca

Cervo

Traira

3 comentários:

  1. antigamente até era justificável a caça hoje é pura ignorância.

    ResponderExcluir
  2. Bem feito...
    Tomô papudo?
    A Estrada do Colono foi a culpada por tudo isso.

    ResponderExcluir
  3. pq eles fazem isso??? só pra estragar a vida de muitos bichos, né???? são mt idiotas!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós! Obrigado!