4 de set. de 2010

DROPBOX - Computação Em Nuvem

Esse é para pessoas que precisa sincronizar arquivos entre um pc de casa e outro do escritório por exemplo.
Geralmente usamos pen-drive, hd externo ou e-mail para transferir estes arquivos.
Este ótimo software utiliza a tecnologia de computação em nuvem para sincronizar arquivos.


O software funciona assim:
Você instala o client nos equipamentos que serão sincronizados, e conforme você adiciona, altera ou exclui arquivos estes são sincronizados com o servidor do DROPBOX mantendo então tudo atualizado.


Uma das maiores sacadas do sofware está exatamente no upload dos arquivos. Imagine o seguinte: Você vai fazer um upload de 700 MB (Exemplo a ISO do Linux), logo que você coloca este arquivo na pasta do DROPBOX, (esta que encontra-se em sincronismo com a nuvem), o upload começa. Sabemos que um upload de 700 MB vai levar algumas horas para finalizar dependendo da sua conexão. É aí que entra a inteligência dos algoritmos do DROPBOX. Ele busca em sua base de dados se este arquivo já existe (Base de 8 milhões de usuários) se já existir o arquivo não é adicionado em duplicidade, o software cria um "link" entre o seu arquivo e o arquivo que já se encontra nos servidores do DROPBOX e o upload é realizado então no mesmo instante. Com isso realizamos uploads em segundos. O upload só vai de fato ocorrer se seu arquivo for único nos servidores dos caras.

A imagem ilustra o sincronismo. O DROPBOX é a "nuvem", e os equipamentos são os clients que sincronizam. É possível também sincronizar dispositivos móveis como iphone, blackberry, android, e sistemas operacionais como Windows, Linux e Mac.
Você também pode acessar os arquivos direto pela web e/ou compartilhar com outras pessoas.

Talvez agora vocês estejam se perguntando: Mais e a segurança disso tudo? Devo deixar meus arquivos hospedados em servidores que podem simplesmente sumir?
A resposta é sim. Pode confiar, atualmente o DROPBOX possui mais de 8 milhões de usuários, e entrando em contato com o suporte dos caras podemos entender a fantástica infra-estrutura da empresa, tanto que esta não faz tudo isso de graça. Existe um plano de 2GB Free e outros pagos. Os planos são:

2GB (Plano Básico) - Free
50GB (Plano Pro 50) - $9.99 por mês ou $99.00 por ano
100GB (Plano Pro 100) - $19.99 por mês ou $199.00 por ano


Para quem não quer pagar, já adianto que 2GB de armazenamento é suficiente, não sinto a necessidade de ter mais, contudo sempre que você convida alguém e esse alguém faz o cadastro no site você ganha mais 250MB, podendo chegar até 8GB de armazenamento.

Se você gostou segue o link para se cadastrar:
Através do site https://www.dropbox.com

Um comentário:

  1. Legal este software, para fins empresariais ele é confiável?

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós! Obrigado!